Carapebus: Cave reúne-se com juíza para tratar da auditoria
Procedimentos são realizados no dia do pleito
Nesta segunda-feira (25), o presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave), juiz Luiz Márcio Pereira, reuniu-se com a juíza eleitoral de Carapebus Kathy Byron Alves do Santos, o promotor eleitoral do município Bruno Santarém e o chefe de cartório da 255ªZE Cássio França para tratar dos procedimentos envolvidos na Auditoria da Votação Eletrônica, realizada no dia da eleição suplementar, que acontecerá em 7 de novembro.
Um dos procedimentos da auditoria é o teste de integridade realizado na seção eleitoral. "É um procedimento executado antes do início da votação e que verifica a autenticidade e integridade dos sistemas instalados na urna da seção sorteada", explicou o presidente da Cave. Também participaram da reunião a diretora-geral do TRE-RJ Adriana Brandão, a chefe do Gabinete da Presidência Eline Íris, o secretário de Tecnologia da Informação Michel Kovacs, o coordenador de Sistemas Eleitorais Fábio Montalvão e a assessora de Planejamento de Eleições Patrícia Ferraro.
Outro procedimento realizado no dia do pleito é a auditoria do funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso, que acontece na sede do TRE-RJ, com transmissão ao vivo no canal oficial do Tribunal no YouTube. Ela consiste numa votação simulada, realizada sob monitoramento de câmeras e com a participação de representantes dos partidos, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As urnas que passarão pelas duas auditorias serão sorteadas na véspera do pleito.