TRE-RJ cria nova modalidade de agendamento para sanar dúvidas ou concluir atendimento no cartório
Atendimento presencial poderá ocorrer em casos excepcionais, após avaliação do cartório eleitoral

O TRE-RJ lançou, nesta segunda-feira (14), uma nova modalidade de agendamento, dirigido às pessoas que não conseguem concluir o atendimento pelo serviço on-line. Pelo formulário “Solicitação de Agendamento”, eleitoras e eleitores vão explicar se encontram algum tipo de dificuldade em requerer, no sistema Título Net , qualquer operação do título eleitoral, como primeira via, transferência de domicílio ou alteração de dados cadastrais. Caso não seja possível solucionar o problema de forma remota, a eleitora ou o eleitor irá comparecer presencialmente ao cartório eleitoral.
"Trata-se de um atendimento qualificado, em que a eleitora e o eleitor solicitam falar pessoalmente com alguém sobre a dificuldade que está encontrando", explica a secretária da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral (VPCRE), Mariana Figueiredo. “Em casos excepcionais, o atendimento pode resultar no comparecimento presencial ao cartório”, disse. Em razão da crise sanitária, o agendamento regular para atendimento presencial continuará suspenso por tempo indeterminado. Porém, todos os serviços prestados pela Justiça Eleitoral estão disponíveis 100% on-line, no site oficial do TRE-RJ.
A nova ferramenta de "Solicitação de Agendamento", portanto, é um pré-agendamento. O cartório eleitoral então vai avaliar a necessidade de a eleitora ou eleitor comparecer ao cartório presencialmente para sanar a dificuldade. "Antes dessa decisão, o eleitor deverá ser contactado. É essencial que o requerente fique atento para atender ao chamado da Justiça Eleitoral", afirma Mariana Figueiredo. Ao preencher o formulário on-line, será necessário informar obrigatoriamente um contato pessoal: telefone, e-mail ou WhatsApp. "É fundamental a servidora ou servidor dar esse suporte mais personalizado e avaliar a necessidade do atendimento presencial", afirmou.
Como o atendimento presencial somente ocorrerá após a confirmação do agendamento, a eleitora ou eleitor deve aguardar o cartório entrar em contato. Além disso, a entrada nas dependências do cartório será permitida apenas com o uso de máscara de proteção. Eleitoras e eleitores também podem buscar ajuda na Central de Atendimento Telefônico (CAT), caso encontrem dificuldades na prestação do serviço on-line. A CAT atende pelo telefone (21) 3436-9000, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, com atendentes treinados para auxiliar remotamente eleitores e eleitoras, inclusive no suporte sobre o preenchimento do formulário da "Solicitação de Agendamento".
Se você está com dificuldade de preencher o requerimento do Título Net, busque ajuda na página do atendimento on-line .