"Café com Política" debate a participação política da população LGBTI+
Presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-RJ, Henrique Rabello de Carvalho, protagonizou o segundo episódio da série
O segundo episódio da série "Café com Política", projeto da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), recebeu, nesta quinta-feira (24), o presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-RJ, Henrique Rabello de Carvalho, para um bate-papo sobre a participação política da população LGBTI+. "Esta iniciativa do TRE-RJ consolida aspectos fundamentais da democracia brasileira que são o debate e a promoção da visibilidade de diversos grupos sociais, seja na perspectiva étnico-racial, seja no que diz respeito à orientação sexual e identidade de gênero", parabenizou Henrique Rabello.
O convidado lembrou que diversos movimentos sociais, inclusive os que lutavam pela causa LGBTI+, participaram da Assembleia Constituinte e, no entanto, até o momento não há projeto de lei que garanta direitos à população LGBTI+, o que demonstra a sub-representatividade desse segmento populacional nos diversos parlamentos. Henrique Carvalho salientou ainda que mesmo direitos como o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo, a possibilidade de adoção e a criminalização da LGBTfobia, só foram conquistados pela via judicial, por decisões do Supremo Tribunal Federal (STF)
A diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Kátia Junqueira, iniciou o bate-papo perguntando a Henrique Rabello o significado da sigla LGBTI+, o que levou a uma discussão sobre a diferença entre orientação sexual e identidade de gênero. A conversa tratou ainda da falta de dados estatísticos específicos desta parcela da população, o que dificulta a criação de políticas públicas. A live completa está disponível no canal do TRE-RJ no YouTube.