"Café com Política" debate a negritude no processo eleitoral
Primeira live da série recebeu o advogado Humberto Adami e está disponível no canal do TRE-RJ no Youtube
A Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) realizou na noite de terça-feira (1º) a primeira live da série "Café com Política", que teve como convidado o presidente das comissões Estadual e Nacional da Verdade e Escravidão Negra da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), advogado Humberto Adami Santos Junior. "O objetivo é a construção de um diálogo sobre representatividade de minorias, cidadania, importância da participação política das mulheres e da população negra, conquista do espaço político e outros temas de grande relevância", explicou a diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Kátia Junqueira.
No primeiro encontro da série, a entrevista com o advogado Humberto Adami Santos Junior teve como tema "Negritude em Foco no Processo Eleitoral". Logo no início da live, a diretora da EJE-RJ chamou a atenção para o fato de mais da metade da população brasileira se declarar negra, segundo dados do IBGE, No entanto, as pessoas negras estão subrepresentadas no Congresso Nacional e nos parlamentos estaduais e municipais.
Esse foi o ponto de partida para um debate que discutiu desde as mudanças legais implementadas nas últimas eleições, que possibilitaram a distribuição obrigatória do fundo partidário entre pessoas pretas e pardas. Também foram debatidas formas de reparação aos efeitos históricos da escravidão e da exclusão social, além do impacto das lutas raciais no mundo inteiro. A gravação com a íntegra da live está disponível no canal oficial do TRE-RJ no Youtube.