Presidente Cláudio dell'Orto despede-se do TRE-RJ
Serviços eleitorais realizados de forma 100% remota foram lembrados como uma das principais realizações da gestão
O desembargador Cláudio dell'Orto despediu-se do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro na sessão desta terça-feira (7). O presidente do TRE-RJ aproveitou a despedida para lembrar o papel da Justiça Eleitoral como "concretizadora dos ideais democráticos da nação" e enaltecer o trabalho dos servidores do Tribunal. "A administração do TRE-RJ é facilitada pela qualidade de seu corpo funcional, temos funcionários da mais alta categoria", elogiou o desembargador Cláudio dell'Orto.
O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Elton Leme, aproveitou para lembrar a "liderança, capacidade de ouvir e dialogar" do atual presidente do TRE-RJ, que realizou uma gestão compartilhada. "Isso é próprio de quem tem um espírito muito elevado e imbuído em seu propósito de interesse público", elogiou. Ao parabenizar o desembargador Cláudio dell'Orto pela "excelente gestão", a procuradora regional eleitoral Neide Cardoso de Oliveira lembrou o empenho no que classificou de "virtualização da Justiça Eleitoral fluminense".
Na gestão do desembargador Cláudio dell'Orto, ele comandou a implantação do Balcão Virtual e deu início à instauração do projeto "Juízo 100% Digital", além de promover a migração dos processos físicos para o PJe e a realização de eleições suplementares em Santa Maria Madalena, Silva Jardim e Carapebus. A implantação do projeto-piloto do teletrabalho, a aprovação do Plano Estratégico 2021-2026 e a instituição da polícia judicial no TRE-RJ e da avaliação de desempenho automatizada foram outras ações da atual gestão.
Presidente do TRE-RJ desde março deste ano, o desembargador Cláudio dell'Orto ingressou na magistratura estadual em 1991, tendo atuado como promotor de Justiça e advogado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anteriormente. Na vida acadêmica, é mestre em Direito Penal e Criminologia, exerce o magistério desde 1988, tendo lecionado na Universidade Católica de Petrópolis, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Emerj e Escola Superior de Administração Judiciária (Esaj). Autor de várias publicações, ele é membro honorário da Academia Petropolitana de Letras.
Assista à íntegra da sessão no canal oficial do TRE-RJ no YouTube.