Coronel Jairo assume vaga de deputado estadual eleito no lugar de Vandro Lopes Gonçalves
Retotalização de votos para deputado estadual foi realizada por determinação do TSE
Com a retotalização de votos realizada nesta terça-feira (14), o Coronel Jairo (SDD), que obteve 24.620 votos, passa a condição de deputado estadual eleito, na vaga anteriormente ocupada por Vandro Lopes Gonçalves (SDD), com 33.315 votos no pleito de 2018. A audiência pública de retotalização das eleições para deputado estadual foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Elton Leme, ao lado do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador João Ziraldo Maia, no auditório da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro.
No dia 23 de novembro de 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a cassação do diploma de Vandro Lopes Gonçalves, o Vandro Família, por conduta vedada, em razão da distribuição de cestas básicas para servidores da cidade de Magé. A decisão da Corte Superior determinou a anulação dos votos atribuídos ao político e a retotalização das eleições para deputado estadual no Rio de Janeiro.
A retotalização será homologada pelo plenário do TRE-RJ, após o prazo para eventual impugnação. Depois da homologação, a Justiça Eleitoral fluminense irá comunicar o resultado da nova totalização à Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Processos relacionados: Recurso Ordinário Eleitoral 0608847-75 e Apuração de Eleição 0607860-39.2018.6.19.0000.
Notícia relacionada: TRE-RJ cassa o deputado estadual Vandro Família, ex-vice-prefeito de Magé