Zonas Eleitorais podem auxiliar a resolver dificuldades de acesso aos serviços on-line
Em caso de problema na emissão de certidão eleitoral e de guia de multa, por divergência de dados cadastrais, eleitor e eleitora devem buscar ajuda enviando e-mail ao cartório
Com atendimento 100% on-line devido à pandemia, o eleitor e a eleitora podem requerer 1ª via do título, transferência de domicílio, alteração cadastral, entre outros serviços, no site do TRE-RJ. Caso não consiga emitir certidão de quitação eleitoral ou consultar a situação do título, é possível obter ajuda do cartório eleitoral. Muitas vezes a dificuldade acontece porque o sistema não localiza o cadastro do usuário e usuária, devido a alguma informação divergente em relação ao banco de dados da Justiça Eleitoral. O motivo pode ser por erro de digitação ocorrido no momento de cadastro e emissão do título, ou por alteração de sobrenome em documento de identificação, após casamento ou divórcio, por exemplo.
O e-mail deve ser direcionado para o cartório eleitoral onde o eleitor e a eleitora estão inscritos. O endereço da Justiça Eleitoral tem como padrão "zonXXX@tre-rj.jus.br", com variação no número da zona eleitoral, composto sempre por 3 algarismos (ex. 4ªZE - zon004@). No site do TRE-RJ é possível consultar a zona eleitoral a que pertence, informando o CEP ou endereço da residência. Na mensagem de e-mail ao cartório, deve-se explicar o problema e lembrar de enviar as informações necessárias (nome completo, data de nascimento, nome do pai e mãe, número do título ou CPF), para que o servidor ou servidora possa conferir eventual divergência nos dados cadastrais.
Também é possível obter informações e tirar dúvidas pelo telefone (21) 3436 -9000, da Central de Atendimento ao Eleitor, que funciona de segunda a sexta, das 11h às 19h. Cabe reiterar que todos os serviços prestados pela Justiça Eleitoral estão 100% on-line, disponíveis no site oficial do TRE-RJ (em atendimento on-line).