TRE-RJ realiza primeira sessão de julgamento por videoconferência
A medida é mais uma ação para manter a continuidade dos trabalhos na Justiça Eleitoral fluminense em meio à crise sanitária

Nesta quarta-feira (22), foi realizada a primeira sessão de julgamento por videoconferência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). "É um marco na história do TRE-RJ e, com certeza, na vida de cada um de nós", disse o presidente da Corte, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira. "Desta forma, conseguimos dar continuidade aos serviços prestados pelo Tribunal, preservando todos os direitos constitucionais das partes e a saúde dos envolvidos", complementou o presidente. Para a realização da sessão foi utilizada uma plataforma digital de videoconferência. Os julgamentos nesta modalidade podem ser acompanhados pelo link disponibilizado na pauta.
Além do presidente, participaram da sessão inédita o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Cláudio Luís dell'Orto, o desembargador federal Guilherme Couto de Castro, os desembargadores eleitorais, Paulo César Vieira de Carvalho Filho, Ricardo Alberto Pereira, Cristiane de Medeiros Brito Chaves Frota e Kátia Valverde Junqueira, além da procuradora regional eleitoral, Silvana Batini, e da diretora-geral do TRE-RJ, Adriana Brandão. A secretária Judiciária, Ana Luiza Claro, e a coordenadora das sessões, Paula Lessa, também acompanharam a videoconferência.
As sessões por meio eletrônico foram instituídas pela Resolução TRE-RJ 1.131/2020, publicada no DJE do dia 25 de março. Desde então, o Colegiado realizou cinco sessões de julgamento na modalidade Plenário Virtual. Ainda em abril, serão realizados mais três julgamentos por videoconferência. As pautas das próximas sessões podem ser consultadas no site do TRE-RJ. Advogados com processos em pauta que tiverem interesse em sustentar oralmente suas razões devem enviar seu pedido para o e-mail da Coordenadoria das Sessões (coses@tre-rj.jus.br).
As sessões do Colegiado continuarão a ser realizadas remotamente enquanto durar o isolamento social. A partir da sessão da próxima quarta-feira (29), os julgamentos serão transmitidos também pelo canal oficial do TRE-RJ no YouTube.