Seu navegador não suporta a execução de scripts ou está que está função desabilitada.

Gestor desse conteúdo  Gestor desse conteúdo

Unidade: Seção de Jornalismo - Secjor
E-mail: imprensa@tre-rj.jus.br

  Imprimir
Notícia - I Encontro Virtual do Coptrel demonstra alinhamento entre TREs e Tribunal Superior Eleitoral

I Encontro Virtual do Coptrel demonstra alinhamento entre TREs e Tribunal Superior Eleitoral

29/06/2020 - 21:51

Entidade manifesta apoio a decisões e diretrizes do TSE na condução das eleições municipais deste ano


Na primeira versão virtual do encontro, o Colégio de Presidentes dos TREs (Coptrel) deliberou, na tarde desta segunda-feira (29), pelo apoio à decisão do Tribunal Superior Eleitoral de garantir a manutenção das eleições de 2020. Formado pelas lideranças dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais do país, o Colegiado do Coptrel ressaltou a importância para a democracia do princípio da alternância da representação política aos poderes Legislativo e Executivo municipais. Diante da crise sanitária, o plenário também ratificou a necessidade do adiamento das datas de votação do primeiro e segundo turnos, seguindo a recomendação de especialistas da comunidade científica, consultados pelo Tribunal Superior Eleitoral.


Entidade civil sem fins lucrativos, o Coptrel volta a se reunir presencialmente no dia 24 de agosto deste ano, em Belém (PA). Com um total de seis itens, a Carta com as deliberações finais deste I Encontro Virtual do Coptrel propôs a supressão da entrega obrigatória dos comprovantes de votação ao eleitor no dia do pleito. Outra medida de proteção sanitária proposta é a não exigência de assinatura do eleitor no caderno de votação, além da adoção do sistema "Justifica", que permite a justificativa da ausência na votação por georreferenciamento.


A Carta final do I Encontro Virtual do Coptrel também garantiu o alinhamento dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país com as diretrizes anunciadas pela atual gestão do Tribunal Superior Eleitoral, que deseja estimular o voto consciente, ampliar o empoderamento feminino e a participação política dos jovens, além de reforçar o esforço conjunto para o enfrentamento à desinformação nas mídias sociais.


Descrição da imagem: o termo "I Encontro Virtual do Coptrel" ao lado da logomarca do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, que é redonda, com o nome do colégio e o mapa do Brasil no centro




Siga o TRE-RJ nas mídias sociais: Facebook, Twitter, Instagram



barra divisória

     
   Enviar email