Seu navegador não suporta a execução de scripts ou está que está função desabilitada.

Mapa do site  |   Portal JE  
Acesse o facebook do TRE-RJ Acesse o twitter do TRE-RJ Acesse o rss do TRE-RJ
Eleições » Dados históricos

Apresentação

A Justiça Eleitoral brasileira comemora 70 anos de reinstalação de suas atividades no ano de 2015.

Como parte integrante de seu calendário comemorativo, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro promove o resgate da História das Eleições do Estado do Rio de Janeiro e busca consolidar dados sobre os diversos eventos eleitorais realizados em seu território, como forma de contribuir para a construção da memória eleitoral de nosso Estado e para o fortalecimento da cidadania.

O Estado do Rio de Janeiro possui uma trajetória bastante peculiar na História brasileira por já ter sido Capital da Colônia, Sede oficial do Império, no período monárquico, ter sediado o Distrito Federal quando capital da República e, ainda, por ter sediado a cidade-Estado da Guanabara, antes da sua configuração atual, a partir de 1975.

Em razão das várias mudanças político-administrativas envolvendo o Estado do Rio de Janeiro, a tentativa de recontar sua história político-eleitoral desde 1945 - ano da reinstalação da Justiça Eleitoral, após o período do regime do Estado-Novo - vem sendo um enorme desafio, visto que muitas são as lacunas relacionadas a fontes documentais para extração das informações eleitorais, especialmente em relação às eleições municipais.

No entanto, mesmo em face de todos os desafios, compreendemos que a Justiça Eleitoral possui papel decisivo para a participação informada e influente de cidadãos nos processos eleitorais. Verificamos então a importância de se estabelecer projeto institucional para ampliar os canais de diálogo com a sociedade e dar maior transparência à atividade que justifica sua existência: as eleições.

A criação de uma linha do tempo e de um banco de dados com informações consolidadas e contextualizadas sobre eventos eleitorais realizados no Rio de Janeiro é mais um passo desse longo percurso, que ainda estamos percorrendo.

A motivação para empreendermos uma verdadeira “arqueologia de informações eleitorais”, mesmo com tantos obstáculos e reduzidos recursos de natureza logística, técnica e material, foi a disposição de compartilhar as preciosas informações históricas que foram localizadas com os principais sujeitos da democracia: os cidadãos.

Acreditamos que a participação cidadã somente é influente se for informada. Por isso entendemos que ao tornar acessíveis essas informações, ainda que incompletas, num único local e em plataforma digital, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro contribui para o fortalecimento da cidadania.

Esperamos que, juntos, a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro e a sociedade possam prosseguir no resgate da história político-eleitoral do nosso Estado. Para tanto, convidamos você, leitor, a participar de forma ativa na construção e melhoria destas informações: encaminhe suas observações, sugira melhorias, recomende outras fontes oficiais de informações.

Sua colaboração e feedback serão amplamente apreciados pela equipe envolvida neste projeto. Clique aqui para participar.

Desejamos ainda convidá-lo a navegar pela história das Eleições do Rio de Janeiro registrada nestas páginas e que você possa se encantar e surpreender, como aconteceu com todos os envolvidos nessa especial tarefa.

Sejam bem-vindos à História das Eleições do Rio de Janeiro!

Equipe do Projeto

 

Autoria do texto: Seção de Gestão Documental

Mapa do Site

Av. Presidente Wilson, 194/198, Centro, Rio de Janeiro, CEP 20.030-021
Telefones e endereços de unidades da Sede e Cartórios Eleitorais