Seu navegador não suporta a execução de scripts ou está que está função desabilitada.

Mapa do site  |   Portal JE  
Acesse o facebook do TRE-RJ Acesse o twitter do TRE-RJ Acesse o rss do TRE-RJ
Eleições » Dados históricos
39af126e

Apresentação

A Cidade do Rio de Janeiro possui uma trajetória bastante peculiar na História brasileira. Foi Capital da Colônia, Sede oficial do Império, no período monárquico, Distrito Federal, quando capital da República, e, ainda, sediou a Cidade-Estado da Guanabara, antes da sua configuração atual, a partir de 1975, com a fusão com o antigo Estado do Rio de Janeiro.


Em razão das várias mudanças político-administrativas envolvendo o Estado do Rio de Janeiro, a tentativa de recontar sua história político-eleitoral desde 1945 - ano da reinstalação da Justiça Eleitoral, após o período do regime do Estado-Novo - vem sendo um enorme desafio, visto que muitas são as lacunas relacionadas as fontes documentais para extração das informações eleitorais, especialmente em relação às eleições municipais.


No entanto, mesmo em face de todos os desafios, compreendemos que a Justiça Eleitoral possui papel decisivo para a participação informada e influente de cidadãos nos processos eleitorais. Verificamos então a importância de se estabelecer projeto institucional para ampliar os canais de diálogo com a sociedade e dar maior transparência à atividade que justifica sua existência: as eleições.


A criação de um banco de dados com informações consolidadas e contextualizadas sobre eventos eleitorais realizados no Rio de Janeiro é mais um passo desse longo percurso, que ainda estamos percorrendo. Este trabalho vai além de fornecer insumos e dados organizados para pesquisadores e demais usuários externos. Pretende, como objetivo maior, contribuir para a construção da Memória Eleitoral de nosso Estado e, desta maneira,  prover o fortalecimento da cidadania


A motivação para empreendermos uma verdadeira “arqueologia de informações eleitorais”, mesmo com tantos obstáculos e reduzidos recursos de natureza logística, técnica e material, foi a disposição de compartilhar as preciosas informações históricas que foram localizadas com os principais sujeitos da democracia: os cidadãos.


Acreditamos que a participação cidadã somente é influente, se for informada. Por isso entendemos que ao tornar acessíveis essas informações, ainda que incompletas, num único local e em plataforma digital, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro contribui para o fortalecimento da cidadania.


Esperamos que, juntos, a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro e a sociedade possam prosseguir no resgate da história político-eleitoral do nosso Estado. Para tanto, convidamos você, leitor, a navegar pela história das Eleições do Rio de Janeiro registrada nestas páginas, para que possa se encantar e surpreender, como aconteceu com todos os envolvidos nessa especial tarefa. Participe de forma ativa na construção e melhoria destas informações: encaminhe suas observações, sugira melhorias, recomende outras fontes oficiais de informações. Sua colaboração e feedback serão amplamente apreciados pela equipe envolvida neste projeto. Clique aqui para participar.

Sejam bem-vindos à História das Eleições do Estado do Rio de Janeiro!


Equipe do Projeto

Autoria do texto: Seção de Gestão Documental
Mapa do Site

Av. Presidente Wilson, 194/198, Centro, Rio de Janeiro, CEP 20.030-021
Telefones e endereços de unidades da Sede e Cartórios Eleitorais